Especial Natal
Receita de Nata, uma ceia saudável.
A Receita de Natal da maioria das pessoas, para a ceia, são recheadas de pratos pesados e gordurosos, regados a vinho, espumantes e muita cerveja. Por mais deliciosas que as combinações sejam, existe um risco mediato para todos os que consomem os alimentos pesados da ceia. A alimentação é um dos fatores responsáveis por detonar várias situações de desconforto após o consumo.
Para se manter mais saudável nas festas de fim de ano, a melhor dica é fazer uma ceia mais leve. Combinando de forma moderada é possível elaborar pratos deliciosos, saudáveis e com o mínimo de gordura possível.
Então vamos lá, vou passar a receita de uma ceia completa para o seu Natal, se deseja pode fazer as mudanças de acordo com o seu gosto, mas lembre-se de evitar o aumento de gordura:
Entrada
Para iniciar sirva um prato de nozes, castanhas e frutas secas. Como acompanhamento, pão italiano com um pouco de azeite temperado com sal marinho e alecrim e uma pastinha de soja misturada com manjericão, ou outra do seu gosto, tomates secos ou azeitonas. As Castanhas portuguesas cozidas na água com sal, também são uma boa pedida para a entrada, e fazem muito sucesso, além de serem bastante saudáveis!
Prato principal
Na minha opinião, você deve trocar o peru e o tender por um prato de bacalhau neste Natal.
Agora vai a Dica.
A Receita de Natal fácil e muito saborosa.
- Compre bacalhau em postas e dessalgue na véspera, trocando a água a cada seis horas.
- Cozinhe o bacalhau e batatas cortadas em leite. Isso dá mais sabor ao prato e deixa o peixe incrivelmente macio.
- Retire o bacalhau depois de cinco minutos e deixe as batatas na panela até ficarem cozidas.
- Grelhe o bacalhau em uma frigideira bem quente com um fio de azeite e reserve.
- Na mesma frigideira, grelhe pimentões vermelhos e amarelos (ou se preferir como o preço desses dois elementos estão nas alturas, use o pimentão verde mesmo) cortados em fatias grossas e cebolas, também em rodelas grossas até ficarem macios.
- Cozinhe em água uma verdura, pode ser brócolis ou couve.
- Monte o bacalhau em uma travessa. Primeiro coloque as batatas ao fundo, as postas de bacalhau no meio e cubra com pimentão, cebolas e a verdura. Pode acrescentar pedaços de ovo cozido e azeitonas pretas, esse tipo de preparo está parecendo até que foi feito pela minha Vó, acreditem era muito bom, o feijão dela era maravilhoso, não sei o que ela colocava.
- Regue abundantemente com um tempero feito de três partes de azeite, uma parte de vinagre de vinho tinto, pimenta do reino e salsinha picada bem fina. Prove o bacalhau antes de montar o prato. Se achar necessário, acrescente sal ao tempero cuidado com a quantidade, olha a pressão, KKKKKKK.
- Leve ao forno por 20 minutos antes de servir, só para esquentar um pouco. Como esse prato, como vai ao forno ao final, pode ser preparado com antecedência, até mesmo na véspera.
- Para servir com arroz branco e salada.
Receita de Natal – Sobremesa.
De preferência a uma mesa de frutas frescas e opte por uma sobremesa mais leve, como a sobremesa de abacaxi abaixo:
Corte um abacaxi em cubos, sem o miolo, e cozinhe na panela com um pouco de açúcar e água. Em uma travessa, faça um pacote de gelatina de abacaxi conforme as instruções da embalagem. Junte uma lata de creme de leite e o abacaxi caramelizado e leve à geladeira por quatro horas. Ainda tem a opção de fazer a receita ser diet, substituindo o açúcar por adoçante e usando gelatina diet.
Por último crie uma linda decoração para a sua mesa de Natal, com um toalha vermelha ou decorada, velas, flores e até arranjos de mesa natalinos e boas festas!
Você pode gostar de ver também, Alimentação Saudável.
Deixe um comentário