A importância da musculação
Para começar vamos dizer que a musculação ainda é muito associada à estética, mas os benefícios da prática vão além de deixar o corpo mais definido. A rotina de exercícios físicos na academia vai proporcionar diferentes efeitos positivos na saúde: previne doenças, deixa o coração mais forte, protege ossos e articulações e regula o metabolismo.
A musculação tem poucas restrições e é indicada para pessoas de todas as idades, incluindo aquelas com pouca resistência física.
Muitos são os benefícios da musculação, agora vamos listar alguns para começar a praticar.
Na musculação, a carga de peso trabalha em conjunto com a repetição de séries, intervalos e velocidade dos movimentos. Essas variáveis compõem o exercício ideal para manutenção da saúde e até aperfeiçoamento de atividades como corrida e natação.
Veja alguns motivos para incluir a musculação na sua vida!
Controla o metabolismo
Cada pessoa funciona de uma forma diferente e tem um ritmo diferente, também, no processo de conversão de alimentos em energia, mas alguns aspectos podem contribuir para o aumento da taxa metabólica. Todas as atividades físicas influenciam o metabolismo pelo fato de ativarem diversos sistemas no corpo humano.
A quantidade de músculo é um fator que ajuda muito: pessoas que possuem mais massa gorda terão mais dificuldade para manter o metabolismo regulado, enquanto aquelas que têm mais massa magra vão ter um gasto calórico maior. Desta forma, é que a musculação ajuda nesse processo, manter o metabolismo controlado vai te auxiliar na manutenção do peso, melhorar a digestão e acumular menos gordura no corpo.
A massa muscular
O sistema muscular influencia muitas atividades do cotidiano, como caminhar, respirar, subir e descer escadas, ter mais equilíbrio e até uma postura melhor. A musculação é uma atividade que vai potencializar a sua capacidade para realizar essas tarefas com mais eficiência. O corpo humano possui cerca de 650 músculos, que constituem aproximadamente 40% do nosso peso. Deste modo, quanto mais os músculos estiverem fortalecidos, mais o seu corpo estará protegido em caso de quedas e alguns acidentes.
Nos hipertensos a musculação diminui a pressão alta
Da mesma forma que os exercícios aeróbicos, a musculação também tem um efeito positivo em pessoas com hipertensão.
“Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que um treino de força é capaz de ter ação semelhante aos medicamentos indicados para diminuir a pressão arterial. A pesquisa acompanhou 15 homens adultos, com cerca de 46 anos, que apresentavam hipertensão moderada e tomavam remédios regularmente.
Seis semanas antes de iniciar o treinamento, os medicamentos para controlar a pressão foram retirados gradativamente. Nas 12 semanas seguintes, os pacientes praticaram musculação convencional três vezes por semana e em dias alternados. Depois desse período, os pesquisadores observaram que a pressão arterial deles diminuiu de uma média de 153 milímetros (sistólica) e 96 milímetros (diastólica) para 137 milímetros (sistólica) e 84 milímetros (diastólica). Os homens foram acompanhados durante quatro semanas depois do treinamento e mantiveram o mesmo nível de queda da pressão registrado no período das atividades”.
Aumenta a densidade óssea e previne a osteoporose
A musculação pode ser usada como um método preventivo para aumentar a densidade óssea. O exercício também é indicado como tratamento depois do diagnóstico de osteoporose. Ter qualidade de vida na idade avançada tem se tornado cada vez mais um objetivo comum e os músculos fortes vão ajudar a manter uma forma mais saudável.
Como mencionado em outro post, a osteoporose, se desenvolve com a perda progressiva de massa óssea ao longo da vida. Com os ossos mais frágeis, a condição que propicia a possibilidade de quedas e fraturas.
Leia sobre Osteoporose as principais características
O que é Musculação? Clique Aqui.
Deixe um comentário